LUÍS FERNANDO DAS NEVES RODRIGUES, Presidente da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, concelho de Arganil:
Torna público, que a Junta de Freguesia suspende as reuniões ordinárias, as segundas-feiras de cada mês, pelas 18h30m, no Edifício da Sede da Autarquia, em Pombeiro da Beira, devido à Pandemia causada por SAR-CoV-2 (Covid19), nos termos da Lei n.º 1-A/2020, de 19 de Março, Art.º 3º n.º 1.
E para conhecimento geral se publica o presente e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos desta freguesia.
Pombeiro da Beira, Junta de Freguesia, 23 de Março de 2020.
O Presidente da Junta de Freguesia
Luís Fernando das Neves Rodrigues
Colectividades/ Associações Culturais e Recreativas
Fábrica da Igreja Paroquial de Pombeiro da Beira - comissão de cariz religioso constituição legalmente na década de 40.
Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Pombeiro da Beira - fundada no ano de 1951, por iniciativa de um grupo de Pombeirenses residentes em Lisboa e que queriam ajudar no desenvolvimento e no progresso da sua terra natal.
Obras realizadas: Elaboração do projecto e comparticipação da electrificação da freguesia; Elaboração do projecto de construção de estrada de ligação entre Pombeiro da Beira e Arganil, tendo como impulsionador o Comendador José Lopes Ferreira, da Sarnadela; Abastecimento de água do lugar da Chapinheira; Reconstrução da Residência da Professora na Sarnadela; Construção de arruamento em Aveia em articulação com a Junta de Freguesia.
Comissão de Melhoramentos de Vilarinho do Alva - fundada no ano de 1954, por iniciativa de um grupo de naturais residentes em Lisboa.
Obras realizadas: Reconstrução da Capela; Captação e abastecimento de água à população; Projecto de calcetamento da rua principal; Colaboração na electrificação pública; Abertura de estrada que liga a povoação a Sabouga; Remodelação do coreto e capela e outras infra-estruturas de apoio; Abertura de estradas e caminhos flrestais; Construção da Casa de Convivio/Sede.
Actividades em curso: Organização de actividades de cariz recreativo e cultural.
Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade - terá sido fundada nos anos 30, oficializada em 1955, por iniciativa de um grupo de naturais a residir em Lisboa.
Associação da Comissão de Moradores do Salgueiral - fundada no ano de 1975.
Obras realizadas: Construção da Casa de Convivio/Sede; lavadouro público; colaboração na obra do abastecimento de água ao domicilio; prolongamento da rede eléctrica e arranjo de caminhos e arruamentos.
Associação Recreativa e Cultural da Sarnadela - fundada no ano de 1982, por iniciativa de um grupo de naturais.
Obras realizadas: Construção da "Casa de Convivio de Sarnadela"/Sede.
Comissão de Melhoramentos de Couços, Eira-Velha e Alcaria - fundada no ano de 1988.
Obras realizadas: Aquisição de terreno e construção da Casa de Convivio/Sede; reparação de alguns arruamentos e caminhos.
Associação de Melhoramentos de Covais - fundada a 7 de Junho de 2004
Obras realizadas: Recuperação da Escola Primária para sede da Associação e espaço de convívio.
Associação Juvenil "Os Columbinos" - fundada no ano de 1992, por iniciativa de um grupo de jovens Pombeirenses.
Obras realizadas: Construção do pavilhão Polidesportivo da Freguesia.
Actividades em curso: Organização de actividades culturais, recreativas, desportivas a nivel da freguesia; Concurso de Pesca Desportiva de rio; Programa de OTL; projecto com as Escolas/Colectividades/Autarquias.
Rancho Infantil e Juvenil "Columbinos" da Freguesia de Pombeiro da Beira - grupo constituído em Março de 2001 e a primeira actuação oficial ocorreu a 12 de Maio do mesmo ano.
O Rancho Infantil e Juvenil Columbinos, pertence à freguesia de Pombeiro da Beira, concelho de Arganil, distrito de Coimbra. O seu nome "Columbinos", foi rebuscado nas raízes da história da nossa terra atribuídas aos romanos e/ou lusitanos, uma vez que a sede de freguesia, Pombeiro da Beira, se situa no "monte Columbino". Este rancho foifundado em Março de 2001, em consequência de uma forte e rica tradição folclórica do povo da nossa terra, tendo na década de cinquenta o Rancho Folclórico Estrelas da Arroça feito as "honras da casa" com várias actuações até à sua extinção na década de sessenta. Com esforço, conjugado com algumas boas vontades, nomeadamente do grupo de pessoas liderado pelo Dr. Avelino Pedroso, presidente da Junta de Freguesia de então e dos jovens dos vários lugares da freguesia, que tendo em comum um enorme gosto em manter as tradições, usos e costumes da região, decidiram-se juntar-se e desse modo formar algo que representasse esses seus interesses. Contaram com o precioso apoio dos seus pais, que desde logo se dispuseram a participar. E assim se deu inicio ao Rancho, ao qual se juntou um grupo de pessoas rodadas nestas andanças. Teve a sua primeira actuação em palco no dia 12 de Maio, por ocasião da Festa da Freguesia/Feira de Maio organizada pela Junta de Freguesia, sendo apadrinhado pelos conterrâneos Maria Odete dos Prazeres Ferreira, de Pombeiro da Beira e pelo saudoso conterrâneo António Lopes do Vale Diogo, não tendo parado com as suas recolhas de cantares, músicas, danças, usos e costumes pelos 31 lugares que constituem a freguesia. Os cantares predominantemente da nossa região sãodançados quase sempre à roda, destacando-se os temas da amizade, saudade o encanto e desencanto amoroso, as preces das romarias, as brincadeiras, o passado da aldeia, nos terreiros, nas eiras e a caminho das romarias. Usando os trajes típicos da Beira, com saias pelos artelhos e tradicionais tamancos, que tentam representar aspectos relacionados com as nossas actividades, vivências e características sócio-económicas. Tantas as raparigas, como os rapazes usam trajes do campo, assim como os trajes domingueiros, de irem às feiras e romarias, os meninos da escola, tal como os noivos usam o devido traje para o seu casamento. Trajos do campo, característicos de artes e ofícios, e do ricos, oriundos da burguesi, representando o Visconde e a Viscondessa de Pombeiro. Tem actuado em vários Festivais de Folclore, do Minho ao Algarve, e em festas e romarias da região. Realiza todos os anos um Festival de Folclore, em Pombeiro da Beira, no inicio de Junho.
Brasão de Pombeira da Beira
Os símbolos Heráldicos da Freguesia foram criados em 1996 e pretendem simbolizar
Duas cunhas, de azul- os Senhores de Pombeiro;
Pinheiro arrancado, de Verde- os pinhais;
Dois pombos a ladearem o pinheiro, de verde- Pombeiro (criação de viveiros de pombos);
Dois montes, de vermelho- alusão a arcos e colunas dóricas de cantaria extraída da serra de Sabouga;
A coroa mural de quatro torres de prata- por ser Vila.
{mosmap width='800'|height='600'|lat='40.224972'|lon='-8.137503'|zoom='18'|zoomType='Large'|zoomNew='0'|mapType='Hybrid'|showMaptype='1'|overview='0'|text='Sede da Junta de Freguesia'|tooltip='Golegã'|marker='1'|align='center'|kml='http://www.pombeirodabeira.pt/maps/Pombeiro_da_Beira.kml'}
Manhã - 9H00M ás 12H00M
Tarde - 14H00 ás 17H00
Atendimento pelo Executivo
Segundas Feiras das 18H30M - 19H30M
Tel: 235 296 496
email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Rua Visconde Sanches de Frias n.º 215
3300-318 Pombeiro da Beira
Presidente
Luís Fernando das Neves Rodrigues
Secretário
António José Dias Branco
Tesoureiro
Manuel Rafael Aboim
Realizou-se no passado sábado, 10 de Maio de 2014, mais uma edição da Feira Anual de Maio / Festa da Freguesia.
A manhã começou fresca com orvalho, mas com romper do sol o dia cheirou a Verão, as pessoas rumaram à vila de Pombeiro para assistirem aos habituais concursos de Bovinos de Trabalho e de Galos do Campo e Exóticos, e este ano ao 1º Encontro Equestre.
Paralelamente decorria a feira “mostra de costumes e ofícios “, com artesões oriundos de lugares diversos, com um número recorde de participantes.
À hora do costume foi servido o almoço tradicional da comemoração dos aniversários da Associação Juvenil “Os Columbinos” e da Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Pombeiro da Beira, com sede em Lisboa. Seguindo-se uma mostra de cantares e danças com a participação da Escola de Música Pauta em Movimento, do Rancho Infantil e Juvenil Columbinos e do Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas” que terminou o certame da melhor forma, com bailarico popular.
Foi mais um dia de festim, alegria, e quiçá para a história da nossa freguesia.
A todos os que quiseram estar connosco o nosso muito obrigado! .
O XIII Festival de Folclore de Pombeiro da Beira vai realizar-se no próximo domingo, dia 1 de Junho de 2014. Organizado pelo Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”, do vasto programa cultural agendado, consta pelas 12-30 horas, um almoço convívio; 14-30, Concentração dos grupos no Largo do Conselheiro; 15-30, Sessão de Boas Vindas. O inicio do Festival está marcado para as16 horas.
Nesta edição, o Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”, de Pombeiro da Beira irá contar com a participação do Rancho Folclórico de Moreira de Cónegos – Guimarães; Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa – Oliveira do Bairro; Rancho Folclórico “os Unidos de Pinheirinho - Pombal.
De salientar que o evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, Câmara Municipal de Arganil e I.P.J.