segunda, 05 junho 2017 14:58

XII Feira das Freguesias

A Freguesia de Pombeiro da Beira estará representada na XII Feira das Freguesias Arganil. As comissões de Melhoramentos do Salgueiral, Casal do Frade e  Associação Juvenil "Os Columbinos" proporcionarão os melhores sabores e iguarias da Freguesia.

No dia 09 poderá degustar canja de galinha, favas, arroz de cabidela e bifanas; como sobremesa haverá arroz doce, fruta de ápoca e filhós. No dia 10, será brindado com sopa à lavrador, Torresmos à moda de Santa Quitéria, arroz de fressura, papas com petinga e ervilhas com ovos escalfados; por sua vez, à sobremesa, o arroz doce e fruta.

No ultimo dia da Feira, farão delicias a sopa à Portuguesa, petinga com arroz de tomate, chanfana à moda do Casal do Frade e arroz de bucho. Após o prato principal saborear-se-á arroz doce, tijelada e filhós.

Não perca a oportunidade, junte-se a nós! :)

Hoje, dia 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Pombeiro da Beira assinalou-se o dia através dos nossos futuros atores sociais, ou sejam, as crianças.

Jardim de Infância e EB1 de Pombeiro da Beira em parceria com a Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira percorreram a sede de freguesia ‘armados’ de vontade e material com que recolheram lixo. A equipa escolar e um representante do executivo da Junta de Freguesia deram importantes indicações no que toca ao respeito pelo ambiente. A presente atividade, integrada no “Projecto Eco-Escolas”, permitiu recolher, desde garrafas de vidro, toalhetes, embalagens de iogurte, latas, diversos tipos de plásticos, papéis e restos de maços de cigarros, entre outros, o que perfez no total cerca de 2 sacos de lixo.

A iniciativa tem como objetivo alertar os mais novos para a temática da preservação do ambiente e da poluição que ameaçam a qualidade de vida no presente e principalmente no futuro, sendo esta uma preocupação da comunidade escolar e da autarquia sensibilizar e educar as crianças para o tema.

 

segunda, 24 outubro 2016 09:51

FEIRA E ROMARIA DE SANTA QUITÉRIA 2016

segunda, 26 setembro 2016 10:57

DOURO ACIMA

PASSEIO NO DOURO

A Comissão Social de Freguesia encontra-se a realizar um passeio no Douro, no próximo dia 16 de outubro. Tem o valor de 57€ por pessoa e contempla autocarro, seguro, cruzeiro Douro, pequeno almoço e almoço. As inscrições, abertas a toda a comunidade, são limitadas a 49 lugares, inscreva-se na sua Junta de Freguesia.

 


No passado dia 25 de Junho, a CLDS-3G (Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social) em parceria com a Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, realizou uma Caminhada Solidária “Estamos Juntos”, cujo valor das inscrições reverterá a favor da futura construção do lar residencial “Casa dos Afetos” da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Arganil.

A iniciativa contou com a participação de 53 pessoas, que percorreram cerca de 8 Km. O grupo juntou-se no pelourinho, em Pombeiro da Beira, de onde saiu por volta das 9h30 em direção ao Santuário de Santa Quitéria, passando pela Nossa Senhora do Loureiro, Chãs Grandes, Cimo do Salgueiral, Padieira da Serra até ao Santuário, onde fizeram uma pequena paragem para um reagrupamento e um pequeno lanche. Após o lanche, os caminhantes partiram rumo às povoações do Salgueiral, Póvoa da Rainha Santa, onde se efetuou uma visita à Capela da Rainha Santa, Azenha, com chegada ao Pavilhão Desportivo de Pombeiro da Beira por volta das 13h. Após a caminhada, foi servido, a todos os presentes, um almoço de convívio, oferecido pela Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira e pela Associação Juvenil “Os Columbinos”, do qual constou os já afamados “Torresmos de Santa Quitéria”.

Esta iniciativa conseguiu angariar o valor de 340 euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pela 11ª vez consecutiva, a freguesia de Pombeiro da Beira vai estar representada na “XI Feira das Freguesias” de Arganil a decorrer nos próximos dias 10, 11 e 12 de Junho. Este ano, a freguesia irá ser representada pela Associação Juvenil “Os Columbinos”, na sexta-feira, a Comissão de Melhoramentos do Casal do Frade, no sábado, e pela Associação de Melhoramentos do Salgueiral, no domingo.

Mais uma vez, as Associações que representam a freguesia irão levar pratos típicos da região para dar a conhecer a gastronomia local, nomeadamente os Torresmos à Santa Quitéria, o Arroz de Fressura, as Favas, a Petinga Frita com Papas entre outros.

Venha-nos visitar e saborear o que de melhor tem a nossa gastronomia.

 

O Dia Mundial do Ambiente, foi mais uma vez assinalado na freguesia de Pombeiro da Beira, pelas crianças do Jardim de Infância e da E.B.1 de Pombeiro da Beira. Assim, alunos, docentes e funcionárias, em parceria com a Junta de Freguesia, participaram num conjunto de atividades de carácter ambiental, integradas no “Projecto Eco-Escolas”. A iniciativa teve início logo pela manhã, com uma caminhada num troço da E.M. 523, que tevecomo principal objetivo sensibilizar as crianças e a população em geral para a preservação do ambiente.

Os alunos acompanhados pelas suas docentes, funcionárias da escola e elementos do executivo da Junta de Freguesia, foram transportados num autocarro cedido pelo Município de Arganil e numa viatura da Junta de Freguesia e partiram rumo ao alto do Maladão, onde iniciaram uma caminhada que terminou na rotunda junto à Ponte da Aveia. Ao longo do percurso, as crianças foram recolhendo os lixos abandonados pelos automobilistas e transeuntes que utilizam esta via. A iniciativa simbólica permitiu recolher, desde garrafas de vidro, toalhetes, embalagens de iogurte, latas, diversos tipos de plásticos, papéis e restos de maços de cigarros, entre outros que perfez no total cerca de 2 sacos de lixo.

A iniciativa tem como objetivo alertar os mais novos para a temática da preservação do ambiente e da poluição que ameaçam a qualidade de vida no presente e principalmente no futuro, por isso é preocupação da comunidade escolar e da autarquia sensibilizar e educar estes jovens para o tema.

 

terça, 19 abril 2016 08:58

Feira de Maio / Festa da Freguesia 2016

 

 

 


 

 

 

A Freguesia de Pombeiro da Beira vai realizar mais uma edição da tradicional Feira de Maio / Festa da Freguesia, que este ano conta com dois dias, 14 e 15 de Maio.

Do programa agendado para o dia 14 de Maio consta, pelas 8 horas, abertura da feira e mostra de ofícios; das 9.30 às 12 horas, concursos de bovinos, de galos do campo e exóticos e respectivo leilão, e o encontro equestre. Pelas 12 horas, no auditório Michael Hawtin, está marcada a Cerimónia da assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Junta de Freguesia e a Cáritas Diocesana de Coimbra – Construção do Lar de Idosos. Às 13 horas inicia-se o almoço da comemoração dos aniversários da Associação Juvenil «Os Columbinos» e Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Pombeiro da Beira, com sede em Lisboa. De seguida, às 14 horas terá lugar uma sessão de cinema, no Auditório Michael Hawtin.

A tarde cultural reserva uma Mostra de Danças e Cantares, com a participação da Escola de Concertinas da Lousã, do Grupo dos Alunos da Escola de Música da Freguesia, do Grupo “ As Pimpolhas”, e a encerrar o dia festivo a atuação do Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas”.

O dia 15 será reservado ao XV Festival de Folclore. Para esse dia, a abertura da feira está marcada para as 11 horas. Em seguida, pelas 12 horas, irá acontecer a receção dos Ranchos Convidados, seguindo-se o almoço. Às 14.30 horas irá iniciar-se o desfile dos ranchos, sucedendo-se a sessão de boas-vindas. O Festival tem início às 16 horas, onde irão atuar, em primeiro lugar, o rancho da casa, o Rancho Infantil e Juvenil Columbinos, e de seguida os ranchos convidados: o Rancho APPACDM – Arganil, o Rancho Folclórico da Soalheira – Fundão, o Rancho Folclórico Mata Mourisca – Pombal e a terminar o Rancho Folclórico Velhos Costumes de Molelos – Tondela.

quinta, 28 janeiro 2016 16:28

Concerto de Ano Novo 2016

 

Mais uma vez a Junta de Freguesia promoveu o concerto Ano Novo, que se realizou no passado dia 3 de Janeiro.


Este ano o evento foi realizado na Igreja Matriz de Pombeiro da Beira, que foi recentemente alvo de requalificação, em contou com a presença do Orfeon Maestro Alves Coelho que, após a celebração da missa, deliciou toda a plateia com a sua atuação.

Como é hábito, no fim do concerto houve um lanche convívio servido na sede da Junta de Freguesia, em Pombeiro da Beira, para todos os presentes.

Informam-se os utentes da Extensão de Saúde de Pombeiro da Beira, que a próxima consulta deverá realizar-se nos seguintes dias e horas:

 

02/08/2016 – TERÇA – FEIRA (TARDE)

16/08/2016 – TERÇA – FEIRA (TARDE)

30/08/2016 – TERÇA – FEIRA (TARDE)

Pág. 1 de 5
Timber by EMSIEN-3 LTD