TEMPO QUENTE E SECO: PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os dias 17, 18 e 19 de maio, a continuação de tempo quente e seco em especial nas regiões do Norte e Centro, destacando-se os seguintes aspetos:

− Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30%, com fraca recuperação noturna;

− Vento forte do quadrante leste, em especial durante as noites e manhãs nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 80 km/h;

− Subida da temperatura máxima para valores acima de 30 °C na região do Sul e no Alto Tejo;

− Perigo de incêndio “Muito Elevado” a “Máximo” no Algarve e interior Norte e Centro, com agravamento no interior Norte e região Centro.

Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt

1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

2. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

− É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

− Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio rural para os próximos dias, disponível na página institucional do IPMA em https://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/, e do INCF em https://fogos.icnf.pt/SGIF2010/InformacaoPublicaDados/Condicionantes_PerigoIncendiosRural.pdf, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.